Saiba escolher uma picanha de qualidade


Fizemos esse post porque muita gente tem dúvidas sobre a picanha, então vamos lá.
 
1) O que faz a picanha ter esse sabor tão típico?
 
Porque é uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico.
 
2) Como sabemos se a picanha é de qualidade?
 
A carne deve ter coloração vermelho vivo. Peças com pouco sangue devem ser evitadas. As melhores são as picanhas embaladas por frigoríficos conhecidos.

Nas peças de picanha embaladas a vácuo observe se a embalagem tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a embalagem não deve conter sangue em excesso, pois isso significa que a carne está perdendo suco.
 
3) Há alguma dica para escolher uma peça na hora da compra?
 
A picanha é sem dúvida a carne preferida por 10 entre 10 churrasqueiros de plantão.
 
Atenção e esse detalhe, muitos açougues costumam vender o coxão duro junto com a picanha, porque eles são sequenciais na carcaça do boi (depois da terceira veia, que fica no alto da picanha, é o coxão duro).
 
Evite camadas grossas e amareladas de gordura (quase para o marrom), esse pode ser um indicativo de que a carne é de boi envelhecido e, por consequência menos macia. A camada de gordura deve ter a mesma espessura em toda a peça.
 
4) Qual é o peso máximo de uma peça de picanha?
 
Prefira peças pequenas (de 1 kg, 1,2 kg, 1,5 kg no Máximo), dessa forma você assegura que não está comprando gato por lebre, e peças pequenas são melhores para se trabalhar.
 
5) Como devemos temperá-la?
 
Somente sal grosso pois realça o sabor da carne, podendo sim colocar outros temperos como, pasta de creme de cebola, pasta de  alho, sal grosso com pimenta do reino etc…
 
6) Devemos levar na churrasqueira a peça inteira ou fatiada?
 
Como desejar, existe vários métodos.
 
Pode colocar a peça inteira próxima à brasa em cima de uma grelha e deixar selar a carne dos dois lados, primeiro lado a ser grelhado é sempre o lado da gordura, depois de selada fatiar na grossura de um dedo e meio e voltar na grelha para dar o ponto desejado.
 
Pode fatiar e colocar direto na grelha.
 
Pode dividir a peça da picanha em 4 partes e colocar no espeto.
 
7) Quanto tempo até ela ficar pronta?
 
Vai depender do ponto que quer comer a carne, (ao ponto, mal passada ou bem passada).
 
O correto é servir a picanha ao ponto ou mal passada!
 
A peça inteira leva mais ou menos 45 minutos para assar, como a picanha é uma peça que começa pequena e termina mais grossa, então em uma peça depois de 45 minutos assando temos vários pontos na carne, no começo estará bem passada e conforme vai aumentando o grossura ela vai ficando ao ponto e até mesmo mal passada.
 
8) Há alguma técnica na hora de fatiar para servir?
 
Sim com certeza, todas as carnes devem ser cortadas no sentido transversal às fibras, só que a picanha as fibras ficam na diagonal. Depois de assada você não consegue saber qual é o sentido das fibras, então se for fazer a picanha assada inteira, antes de colocar a carne na churrasqueira, com uma faca bem afiada faça marcas na peça da picanha, um leve corte do começo ao fim da peça, porque depois de assada o corte permanecera na carne e você saberá o sentido a ser cortada depois de pronta. Isso é muito importante, pois se o corte for errado você perderá boa parte da maciez e suculência da carne.

Fonte: 
http://receitasesegredos.com.br/